Quando o prazo para pagamento de uma conta é excedido, automaticamente, são cobradas duas taxas incidentes sobre o valor inicial do documento, a multa e a mora diária . A multa por atraso é cobrada apenas uma vez e normalmente sob a taxa de 2% como definido por lei, já a mora é cobrada na forma de juros simples com valor correspondente a uma fração do valor da multa.
Com o programa PGTO 1.0 você pode fazer este cálculo, inserindo as informações contidas na conta em débito e visualizando os valores devidos individualmente, além do valor final a pagar já acrescido da multa e da mora.
A seguir é mostrada a tela inicial do programa onde são inseridos o valor original da conta, válido até a data do vencimento, e os valores percentuais da multa e da mora:

Abaixo as telas com os valores de entrada preenchidos e os valores da resposta na saída.


Este programa não requer instalação. Basta copiá-lo para sua pasta de preferência na calculadora ou no emulador e rodá-lo diretamente.
